sábado, 25 de agosto de 2012

As dúvidas sobre o pouso do homem na Lua

Estadão, 9/07/2009


1 – Por que não veem estrelas nas fotos tiradas na Lua?

Tanto o solo lunar quanto o traje dos astronautas são brancos e brilhantes, e estavam iluminados pelo Sol, o que forçou o astronauta que fazia fotos a usar um tempo de exposição muito curto – do contrário, as fotos ficariam borradas com o brilho excessivo. Em comparação, as estrelas têm uma luz muito fraca, abaixo da sensibilidade para a qual a câmera tenha sido ajustada.

2 – Por que os foguetes do módulo lunar não abriram uma cratera no solo? O chão abaixo do módulo Águia parece plano!

Os foguetes do módulo vinham desacelerando a descida desde a órbita lunar, e quando o Águia tocou o solo, ele já viajava bem devagar, de forma que só um pequeno empuxo foi usado imediatamente antes do contato com a superfície. Além disso, no vácuo não existe pressão do ar para constringir o jato, de forma que os gases produzidos pelo foguete dispersam-se rapidamente após deixar a tubeira (bocal).

3 – Como é possível ainda haver poeira nos arredores do módulo, depois do pouso? O foguete assoprou toda a poeira para longe!

No vácuo, não existem correntes de ar para carregar a poeira para longe. As únicas partículas levantadas pelo foguete são as que são tocadas diretamente pelos gases do jato, ou as que colidem com partículas tocadas por esses gases.

4 – Como é que pode haver sombras que não são totalmente pretas? Todas as coisas que estão fora da iluminação direta do Sol deveriam ficar num breu total!

A superfície da Lua é branca e brilhante. Mesmo sem ter luz própria, as partículas refletem a luz solar.  As sombras são atenuadas pelo brilho refletido das partículas ao redor.

5 – As sombras nas fotos não são paralelas! Isso significa que holofotes, e não o Sol, são a fonte de luz. Certo?

Errado. As sombras não parecem paralelas, embora de fato sejam, por causa da perspectiva. Lembre-se, as fotos são imagens bidimensionais de eventos tridimensionais.

6 – Em algumas imagens, aparece o mesmo cenário, com e sem o módulo lunar. Como isso é possível?

O astronauta que fez as fotos se deslocou entre uma e outra, tirando o módulo do quadro. Lembre-se, na Lua não existe ar para ajudar a avaliar distâncias visualmente.

7 – Como é possível que a bandeira americana fique estendida e tremule, se na Lua não há vento?

A bandeira fica estendida porque existe um suporte horizontal por dentro do tecido, na parte de cima, mantendo-a assim. Na Apollo 11, os astronautas não conseguiram esticar o suporte horizontal até o fim, o que deixou a bandeira um pouco amarrotada. É esse amarrotado que, na foto, dá a ilusão de que o tecido tremula ao “vento”. Nas missões seguintes, esse efeito amarrotado foi preservado de propósito... porque o pessoal da NASA gostou da simulação de movimento.

8 – Quando o módulo decola da Lua, não há chamas visíveis! Como um foguete pode disparar sem produzir labaredas de fogo?

Simples: o combustível usado não gera uma chama visível. O módulo lunar usou uma mistura de hidrazina (combustível) e tetróxido de dinitrogênio (oxidante). Essas duas substâncias explodem ao entrar em contato, mas o produto da reação é transparente.

9 – Como os astronautas sobreviveram aos cinturões de radiação de Van Allen?

Os chamados cinturões de Van Allen são uma região do espaço onde o campo magnético da Terra aprisiona partículas do vento solar. Embora a radiação presente ali realmente possa ser perigosa para um ser humano, uma pessoa, para ser afetada, precisaria estar desprotegida e ficar exposta por muito tempo. As naves do programa Apollo cruzaram o cinturão rapidamente, em cerca de uma hora, e o casco da nave bloqueou boa parte da radiação.

10 – Quais as evidências, além das fotos, de que o homem foi à Lua?

Há várias evidências materiais. Alguns exemplos são as rochas lunares, que têm características diferentes das terrestres; espelhos que os astronautas deixaram na Lua e que ainda hoje são usados por cientistas de vários países, refletindo raios laser emitidos a partir da Terra; e dados de rastreamento por radar das naves que foram e voltaram da Lua.
 
http://www.estadao.com.br/especiais/as-duvidas-sobre-o-pouso-do-homem-na-lua,64244.htm

Tópico Relacionado:

Como funcionam os foguetes

http://epaubel.blogspot.com.br/2012/07/como-funcionam-os-foguetes.html

Comemorações do Programa Apollo em 2012

http://epaubel.blogspot.com.br/2012/07/comemoracoes-do-programa-apollo-em-2012.html

Um comentário:

Castle-Star disse...

E Neil Armstrong o Homem que deu um grande passo para a humanidade, pisando em solo lunar, enfim descansou para eternidade! :(
Mas o seu feito jamais será esquecido!

Ótimas explicações do autor, parabéns!