quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

[POL] A Política Econômica Nazista 1933 – 1939

As pessoas votam ou se unem a um partido político que elas acreditam que isso aumentará sua riqueza, poder e prestígio. Uma das razões mais importantes pelas quais que o partido nazista ganhou popularidade no final dos anos 1920 foi em virtude do caos econômico na Alemanha após a Crise de Wall Street em 1929. Os nazistas perceberam que se eles queriam ganhar e manter apoio popular do povo alemão, eles teriam que resolver os seguintes problemas sérios:

Desemprego: este havia crescido para mais de 6 milhões em 1932.

Inflação e hiperinflação: a Alemanha tinha enfrentado em 1923 quando U$ 1 = 4,2 bilhões de marcos.

Auto-suficiência: a Alemanha dependia de comércio exterior para conseguir matérias-primas e alimentos. Parte dos motivos da Alemanha ter perdido a Grande Guerra foi porque ela não foi capaz de manter suprimentos destes itens. Hitler queria tornar a Alemanha auto-suficiente.

Os nazistas foram relativamente impopulares entre 1923 e 1928, mas sua sorte mudou com a Crise de Wall Street em outubro de 1929. Desesperado por capital, os EUA começaram a trazer de volta investimentos feitos na Europa. Uma das conseqüências disto foi um rápido aumento do desemprego. A Alemanha, cuja economia dependia pesadamente em investimentos americanos, sofreu mais do que qualquer outro país na Europa.

Antes da crise, 1,25 milhões de pessoas estavam desempregadas na Alemanha. No final de 1930, o número havia alcançado quase 4 milhões, ou 15,3% da população. Mesmo aquelas empregadas sofriam já que elas trabalhavam apenas meio expediente. Com a queda na demanda para trabalho, os salários também caíram e aqueles trabalhando a jornada normal tinham que sobreviver com rendas cada vez menores. Hitler, que foi considerado um idiota em 1928 quando previu o desastre econômico, era agora visto sob uma luz diferente. As pessoas começaram a dizer que se ele era capaz de prever a crise, também seria capaz de resolvê-la.

Em 1932, mais de 30% da força de trabalho alemã estava desempregada. Na eleição de 1933, Adolf Hitler prometeu que, se ele fosse eleito, ele acabaria com o desemprego. Ele foi sortudo, pois a economia alemã começava a se recuperar justamente quando ele assumiu a Chancelaria. Entretanto, as políticas que Hitler introduziu ajudaram a reduzir o número de desempregados na Alemanha.

As políticas econômicas nazistas

• Em 2 de maio de 1933, Adolf Hitler ordenou que a SA (Sturm Abteilung) prendesse os líderes sindicais da Alemanha. Robert Ley, então, formou a Frente de Trabalho Alemã (RAD), a única organização sindical permitida no Terceiro Reich.

• Um congelamento de salários foi introduzido em 1933, e eles seriam agora decididos pela RAD, que determinava deduções compulsórias feitas no imposto de renda para seu programa “Força pela Alegria” (Kraft durch Freude). O RAD emitiu carteiras de trabalho, onde era feito o histórico empregatício do trabalhador e este não poderia ser empregado se não tivesse uma.

• O governo proibiu a introdução de máquinas automatizadas.

• Os empregadores precisavam de autorização governamental para reduzir suas forças de trabalho.

• O governo nazista dava contratos àquelas companhias que dependiam de trabalho manual ao invés de máquinas. Isto foi especialmente verdade no programa extensivo de auto-pistas (autobahn).

• Os nazistas se concentraram no rearmamento. Milhares de alemães trabalhavam em fábricas de material bélico.

• Os judeus perderam sua cidadania em 1935 e, consequentemente, não foram incluídos nas estatísticas de desemprego, mesmo aqueles que perderam seus empregos no início do governo de Hitler.

• O alistamento obrigatório nas forças armadas alemãs ajudou a reduzir o número de desempregados.

• Hitler também encorajou a produção em massa de rádios. Neste caso, ele não estava apenas preocupado em reduzir o desemprego, mas viu este meio de comunicação como uma forma rápida e eficiente de divulgar a propaganda nazista entre o povo alemão.

• O desemprego dos jovens foi resolvido com a formação do Serviço de Trabalho Voluntário e do Serviço da Juventude Voluntária, sendo que estas organizações eram responsáveis pelo reflorestamento, manutenção de margens de rios e reconstrução após devastações.

• As mulheres em certas profissões, como médicas e funcionárias públicas, foram afastadas enquanto que outras mulheres casadas recebiam uma renda de 1.000 marcos para ficar em casa.

• No verão de 1935, Adolf Hitler anunciou a introdução do Serviço de Trabalho (RAD). Com esta medida, todos os homens com idades entre 19 e 25 anos tinham que trabalhar para o governo por seis meses. Mais tarde, as mulheres também foram incluías no programa, apesar delas trabalharem exclusivamente com serviços domésticos ou como professoras.

Força pela Alegria

A organização Força pela Alegria foi criada para encorajar os trabalhadores a trabalhar duro pela Alemanha e pelo Nazismo. A oferta de férias baratas e um carro novo popular foram boas medidas para ganhar apoio do cidadão médio. Uma viagem ás Ilhas Canárias custava 62 marcos – facilmente pagável para muitos, apesar de que a maioria dos cruzeiros era adquirida por altos funcionários do NSDAP. Férias com direito a caminhadas e esqui nos Alpes bávaros custavam 28 marcos. Um tour de duas semanas na Itália custava 155 marcos. Ley ordenou a construção de dois novos navios de cruzeiro que foram usados pelos trabalhadores em suas férias no exterior. Em 1938, cerca de 180.000 pessoas viajaram em cruzeiro para lugares como Ilha da Madeira (Portugal) e os fiordes noruegueses. Outros conseguiam férias gratuitas dentro da Alemanha. O programa Força pela Alegria também construiu praças esportivas, pagava idas ao teatro e financiava turnês de grupos artísticos. Apesar do trabalhador alemão pagar por estes benefícios através de descontos compulsórios, a imagem das pessoas recebendo férias e ganhando entretenimento subsidiado era de grande valor propagandístico para o governo nazista.

Apesar de não saber dirigir, Hitler amava carros e queria que toda família na Alemanha tivesse seu próprio veículo. Ele mesmo este envolvido no projeto do acessível Fusca (Volkswagen, ou carro popular). Os nazistas deram um jeito para que a classe operária conseguisse um carro. O Besouro, projetado por Ferdinand Porsche, custava 990 marcos. Isto representava cerca de 9 meses de trabalho para o operário comum. Para comprar um, ele depositava 5 marcos por semana numa conta. Teoricamente, quando a conta alcançasse 750 marcos, o trabalhador recebia uma senha que o levaria a receber o carro. De fato, ninguém recebia o carro, mas os milhões de marcos investidos neste esquema eram redirecionados para as fábricas de armamentos. Isto foi acelerado à medida que a tensão política aumentava na Europa e ninguém reclamava para não ter problema com a Gestapo.




O tempo livre dos trabalhadores também foi cuidado. Ley determinou que cada trabalhador tivesse 3.740 horas livres por ano para realizar atividades de lazer – que o Estado deveria fornecer. As atividades fornecidas eram registradas de modo cuidadoso e sistemático. Para a região de Berlim (1933-38):



Os Nazistas produziram um Milagre Econômico na Alemanha?

O quão foi bem sucedido o ataque dos nazistas contra o desemprego, inflação e na obtenção da auto-suficiência?

O desemprego caiu de 6 milhões em 1933 para apenas 300.000 em 1939.


A produção industrial em 1939 era superior à da República de Weimar antes da Crise de Wall Street.

Porém,

  • Em 1939, a Alemanha ainda importava 33% de matérias-primas essenciais.
  • A arrecadação de impostos foi de 10 bilhões de Reichsmark em 1928. Em 1939, foi de 15 bilhões. Entretanto, os gastos públicos aumentaram de 12 bilhões em 1928 para mais de 30 bilhões em 1939.
  • De 1933 a 1939, o governo nazista sempre gastou mais do que arrecadou de modo que em 1939, o déficit público ficou em 40 bilhões de Reichsmark.
  • O consumo anual de comida em 1937 caiu para pão de trigo, carne, bacon, leite, ovos, vegetais, açúcar, frutas tropicais e cerveja comparado aos números de 1927. O único aumento foi em pão de centeio, queijo e batata.
  • Ganhos reais em 1938 foram praticamente os mesmos de 1928. (Ganhos reais são os salários ajustados de acordo com a inflação.)

http://www.historylearningsite.co.uk/nazis_and_the_german_economy.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Nazi_Germany


Tópico Relacionado

Lucro acima de Tudo! As Corporações Americanas e Hitler



Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de seu email de contato para tirar uma dúvida sobre nazismo.

Meu nome é Enrico e meu email é enricofermiu@gmail.com