segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Hierarquia na Legião Romana

General Em Chefe

Magister militum ou Mestre dos Soldados, possuía um exército de várias legiões que lhe eram fiéis, onde o seu estado maior era formado por outros generais. Era de sua responsabilidade atribuir a um oficial de confiança, o papel de recrutar futuros legionários. Ser general em chefe, era o posto mais elevado na carreira militar nas legiões romanas. Apenas os mais audazes, estrategistas e corajosos, conseguem chegar a esta posição de máxima honra e prestigio. Era ele que decidia o que fazer numa batalha, que podia terminar numa derrota, ou numa vitória!Comandar as melhores legiões romanas de todos os tempos, era ter ao seu serviço os melhores legionários de elite. Máxima fidelidade ao general em chefe e a Roma! Mas se o imperador fosse um ditador, ou o senado um ninho de corrupção, o general em chefe seria sempre quem tinha a última palavra, e nesse momento a fidelidade das legiões era máxima ao general em chefe e a ROMA! Nunca a um imperador impiedoso, ou um senado que agia para além dos interesses do povo!
                                                                                    
General

Liderava uma legião. O dever do general era percorrer a cavalo as diversas patentes e fileiras, onde a legião ecoava nas suas vozes, respeito e orgulho ao general! Mostrar-se aos que estão em perigo, enaltecer os bravos, ameaçar os cobardes, encorajar os inertes, preencher os vazios, transferir uma unidade se for necessário, dar apoio aos amedrontados, antecipar a crise, a hora e o desfecho! Era conhecedor das tácticas e dos medos do inimigo, e lutava lado a lado com seus legionários! A força guerreira deste comandante, aliada á lealdade dos legionários que lutavam a seu lado, empregava uma força e coragem fora do comum. A presença de um general no campo d batalha era a prova disso: "TODOS IGUAIS, TODOS POR ROMA!"


Cônsul

Os cônsules exerciam um grande número de funções responsável pela política, e questões burocráticas, fossem militares ou não - administrativas, legislativas e judiciais - em época de paz e, em tempo de guerra, era-lhes entregue o comando supremo do exército em substituição do general em chefe. Após a conquista de províncias anexadas ao império, era o responsável pela proteção dos interesses de Roma e das legiões, Sendo designado governador e ao mesmo tempo organizava a diplomacia, nomeando embaixadores ou diplomatas que se encarregavam de tratar das relações entre Roma e as províncias, e quando necessário, com outras nações estrangeiras. Os cônsules são obrigatoriamente diplomatas de formação, e são conhecedores de um pouco de tudo em outras áreas. São também uma espécie de juiz, para resolver problemas internos nas províncias ou nas próprias legiões. 


Centurião 

O centurião é o responsável por comandar a centúria, dando ordens que devem ser prontamente obedecidas pelos legionários, especialmente as formações militares, pois é ai que se decide uma batalha. O centuríão apesar de seu posto de destaque é um soldado que luta com os demais, marcha junto à sua unidade e acampa conjuntamente a eles, só assim permanece a disciplina e a honra nas legiões. Para além do respeito e admiração dos legionários, o maior destaque é a sua conduta psicológica em combate, incentiva os seus homens de tal maneira, que ganham uma força extra em condições adversas, como no caso de um inimigo ser muito superior. Um centurião tem um papel muito importante, é lugar tenente dos generais, é neles que reside o papel principal das ordens serem prontamente executadas. É um posto de muita responsabilidade e importância. Centurião é o equivalente a um capitão nos tempos de hoje.


Decurião

Cada decurião é responsável pelo controlo de sua fileira em uma centúria romana. Sendo que no início de cada fila o decurião é responsável por organizar a sua fileira e executar as formações militares que são ordenadas pelo líder geral da centúria, que é o centurião. Os decuriões dormem nas mesmas tendas que os legionários, mas são importantes para o êxito das formações e alinhamentos militares dos legionários que estão ao seu comando. Decurião é o equivalente no exército atual ao cabo.


Legionário

É um soldado bem treinado e organizado. O legionário romano é, normalmente, um cidadão romano com menos de 27 anos de idade. Um legionário é alistado numa É um soldado bem treinado e organizado. Um legionário é alistado numa legião para um tempo de serviço de 25 anos. Os últimos 5 anos de serviço de um legionário veterano é prestado em serviços mais leves. Um legionário é submetido a rigorosos treinamentos; a disciplina é a base para o sucesso de qualquer legião. Os legionários são constantemente treinados com armas e especialmente treinados em marchas, marchas forçadas com toda a carga que um legionário pode carregar e em formação de guerra. Como já foi dito, a disciplina é muito importante nas legiões e quaisquer infrações são severamente punidas pelos centuriões. Os legionários da  são, simplesmente a elite guerreira do império! Após os 25 anos de serviço, o legionário fazia jus a uma recompensa em dinheiro equivalente a um ano de soldo, por vezes com um bônus para os que concordassem em fixar residência na província onde houvessem servido por último. Com isso, o ex-soldado podia comprar um pedaço de terra ou abrir um negócio. Legionários reformados morando nas províncias tornavam-se, assim, fazendeiros, comerciantes ou artesãos, geralmente casavam-se com mulheres locais, e era muito provável que seus filhos viessem futuramente a se tornar também legionários. Dessa forma, as Legiões, além de sua importância militar, também se constituíram num poderoso elemento de difusão da cultura romana.


Nenhum comentário: