quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

[ARM] Heinkel He 162: O “outro” caça a jato alemão da SGM


 
Em 10 de setembro de 1944, o Ministério do Ar alemão (RLM) apresentou às grandes empresas aeronáuticas suas especificações para construírem um avião de caça: velocidade máxima de 750 km/h, decolagem em pista com até 500 m de comprimento, capacidade para operar em pistas rudimentares e autonomia de no mínimo 30 minutos em voo ao nível do mar, usando toda potência. O avião, equipado com instrumentos de voo básicos e um equipamento de rádio VHF só agiria em condições de bom tempo. O armamento era composto de dois canhões de 30 ou 20 mm.

A produção em série desse aparelho foi estabelecida rapidamente, graças a uma concepção simples, à utilização de materiais não estratégicos e ao emprego de mão de obra não qualificada. Para pilotá-lo, serviriam perfeitamente os elementos da Juventude Hitlerista, com experiência de voo mínima.

A ideia, promovida pelo general Alfred Keller, do Corpo Aéreo Nacional Socialista (NSFK), com o apoio de Otto Saur (Ministério do Armamento), encontrou forte oposição de Adolf Galland, comandante da aviação de caça alemã, que insistia em que todos os esforços deveriam se concentrar na fabricação do caça a jato Me 262.

Em 19 de setembro, foi realizada uma reunião técnica do RLM, em que os representantes das grandes empresas aeronáuticas apresentaram seus projetos. A escolha acabou por recair no da Heinkel.

Em 23 de setembro, Hitler autorizou a criação e produção em série do projeto, mesmo sem qualquer menção a um ensaio estático ou de voo. Três dias depois, as novas especificações do aparelho previam um motor BMW 003 A-1, dois canhões MK 108 de 30 mm, velocidade de 780 km/h a 11.000 m e um raio de ação de 660 km.

No final de outubro, o projeto, a partir de então denominado He 162 Volksjäger, foi considerado prioridade absoluta. A construção dos primeiros protótipos começou em 25 de novembro.

A estrutura do He 162 era simples e aerodinâmica. A fuselagem, de seção circular, foi construída com ligas leves, com exceção da parte frontal, que era contraplacado. A roda dianteira encontrava-se abaixo do nariz, sendo o trem de pouso triciclo e retrátil. A cabine, cuja janela se abria para frente, dispunha de um banco ejetável para o piloto. Instalaram-se os canhões na parte inferior dianteira da fuselagem. Seguiam-se o tanque principal de combustível e os poços do trem de pouso principal. A empenagem horizontal da cauda formava um diedro leve com as derivas de madeira. As assas, colocadas em posição elevada, eram de contraplacado, salvo as extremidades, feitas de liga de alumínio. As superfícies de controle eram de comandos hidráulicos.

Em 1º. De dezembro, apenas 70 dias após a autorização do projeto, a montagem do primeiro protótipo ficou pronta. Em 6 de dezembro, o aparelho levantou voo, pilotado por Peter Gotthold, chefe dos pilotos de ensaio da Heinkel. O voo durou 20 minutos, e o avião atingiu uma velocidade de 840 km/h a 6.000 m de altitude. Passados quatro dias, numa demonstração para representantes do RLM, Gotthold perdeu o controle do aparelho e atingiu o solo, morrendo no acidente.

Em 22 de dezembro, Carl Francke, diretor da Heinkel e piloto experiente, testou em voo o protótipo V2, puxando até o limite sua resisência estrutural. Os dados extraídos desse ensaio serviram para modificar os protótipos V3 e V4, cuja estrutura foi consolidada, melhorando também a estabilidade lateral. Os engenheiros acrescentaram peso ao nariz para deslocar o centro de gravidade mais para frente. A cauda foi ligeiramente alargada e instalaram-se winglets nas asas de diedro negativo. Os dois protótipos realizaram o primeiro voo em 16 de janeiro de 1945.

 Cockpit do He 162

As duas versões principais do He 162, denominadas A-1 e A-2, estavam armadas, respectivamente, com dois canhões MK 108 de 30 mm e duas metralhadoras MG 151 de 20 mm. O A-1 foi eliminado quando se descobriu que seu armamento provocava vibrações excessivas na estrutura do avião. Os canhões de 20 mm do A-2 tinham metade do peso, maior cadência de tiro e deixavam espaço livre para o dobro de munição.

No fim de janeiro, constituiu-se uma unidade de ensaio e, no mês seguinte, um grupo de caça foi equipado com o He 162. A formação das tripulações prolongou-se até 31 de março. Em meados de abril, no meio do caos que antecedeu ao fim da guerra, a unidade estabeleceu-se no aeródromo de Leck, perto da fronteira dinamarquesa. Um segundo grupo equipado com o novo aparelho foi transferido para Leck em 3 de maio com o estado-maior da unidade.

Segundo os pilotos, o He 162 era um aparlho difícil de pilotar, com margens de erro mínimas. Pensa-se que seu primeiro combate foi em 26 de abril quando, em uma missão a baixa altitude, o sargento Rechenbach obteve a primeira vitória confirmada. Em 4 de maio, a esquadra dispunha de 50 aparelhos operacionais. Nesse dia, o tenente Rudolf Schmitt abateu um Hawker Typhoon da RAF sobre Rostock. No dia seguinte, a unidade cessou definitivamente suas atividades, acabando com a curta vida operacional do He 162.

© 2012 Editora Planeta DeAgostini do Brasil. Coleção Aviões de Combate a jato.

Um comentário:

Unknown disse...

ESTES AVIÕES DERAM ORIGEM AOS JATOS AMERICANOS