sábado, 20 de dezembro de 2014

[ARM] Nakajima B5N “Kate”: Simplesmente o mais rápido de todos

Andrews Claudino


O “Kate”, como era conhecido em combate, era um bombardeiro transportador de torpedos da Marinha Imperial Japonesa. Era a aeronave principal utilizada pelo japoneses para atender à necessidade de defender seus mares, tendo feito parte também de toda a Segunda Guerra.

O B5N foi projetado por uma equipe liderada por Katsuji Nakamura, em resposta a uma exigência da Marinha em 1935, que necessitava de um bombardeiro torpedeiro para substituir o Yokosuka B4Y, internamente designado como Type K pela Nakajima. Em 1937, o primeiro protótipo foi ordenado em produção. Em seguida, a aeronave saiu designada como Type 97 Carrier Attack Bomber (ou então como: kyū-nana-shiki kanjō kōgeki-ki).

É um bombardeiro muito manobrável e bem rápido, podendo chegar até 378 km/h. Ele pode chegar a até 27.000 pés, e possui uma metralhadora Turret 7,62 Tipo 92, com capacidade para 1.000 tiros. Pode-se escolher entre 6 bombas de 50 kg, 2 bombas de 250 kg, uma bomba de 1.000 kg, um torpedo de 835 kg ou um torpedo 849 kg.

Assim que saíram da linha de produção, os primeiros B5N já foram designados para combater pela primeira vez na Guerra Sino-Japonesa, onde a experiência de combate revelou várias deficiências no B5N1, que foi o modelo da primeira produção. A pior parte disso é que sua fraqueza era a falta de proteção para a tripulação e os tanques de combustível.

A Marinha relutou em adicionar peso extra na aeronave para aumentar a blindagem, pois isso a faria perder o alto desempenho que oferecia. Então, resolveu aguardar uma versão mais potente da fabricante. O B5N2, que não demorou muito pra sair, mostrou-se com um motor muito mais potente. Várias modificações foram feitas para aumentar o seu desempenho.

Embora essas modificações fizessem com que seu desempenho fosse somente um pouco melhor, suas fraquezas foram sanadas. A versão N2 logo substituiu a N1, na produção e em serviço no campo de batalha a partir de 1939. Desde o primeiro exemplar, continuou sendo o bombardeiro mais rápido para a época.

O B5N2 foi designado para fazer parte do ataque de Pearl Harbor. Essas aeronaves foram transportadas pelo porta-aviões Hiryu, de onde decolaram e conseguiram afundar com sucesso o encouraçado Arizona. Durante a primeira hora do ataque, cinco torpedeiros foram abatidos.

O B5N serviu como base de projeto para o seu sucessor, o B6N, que já estava bem atrasado para a substituição do B5N na linha de frente. Por outro lado, o B5N continuou a voar e realizar missões secundárias, como missões anti-submarinos, além de servir como rebocador de alvos e mais algumas outras atribuições. Alguns dos B5N utilizados para estas finalidades foram equipados com os primeiros radares e detectores de anomalias magnéticas. Após sofrer perdas severas, os que restaram também foram utilizados pelos kamikazes.


Nenhum comentário: