segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Primeiro passo na Lua completa 44 anos

Terra, 20 de Julho de 2013


Há exatos 44 anos, em 20 de julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong tornou realidade o sonho mais antigo das civilizações humanas quando se converteu no primeiro homem a caminhar na Lua. Enquanto 500 milhões de pessoas em torno do mundo esperavam ansiosamente aglomeradas junto a rádios e telas de televisão de imagem borrada, Armstrong desceu a escada do módulo sobre a superfície lunar.

"Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade", recitou Armstrong com a voz levemente distorcida pela distância e pelos equipamentos de comunicação, uma frase que ficaria gravada para sempre nos livros de história da Terra.

As multidões ovacionaram o momento quando Armstrong foi alcançado por seu companheiro Buzz Aldrin, que descreveu a "magnífica desolação" da paisagem lunar, nunca antes testemunhada em primeiro plano vista da Terra. Apenas 12 terráqueos caminharam desde então pela superfície da Lua, o solitário e misterioso satélite da Terra que alimentou nossos sonhos desde que os primeiros humanos caminharam sobre o planeta.

A União Soviética foi a primeira nação a colocar um satélite em órbita, em 1957, com o lançamento do Sputnik e, em 1961, Yuri Gagarin se converteu no primeiro homem a viajar ao espaço. A corrida espacial se converteu no símbolo da batalha da Guerra Fria pelo domínio entre ideologias enfrentadas e poderes mundiais polarizados.

"Creio que esta nação deve se comprometer em alcançar a meta, antes de terminar esta década, de aterrissar o homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra sem perigo", disse então Kennedy. Foi aí que os EUA desenvolvem o programa Apollo, que transformou-se em uma arma bem sucedida na prova de domínio na corrida espacial que culminou com os passos do americano Neil Armstrong na lua durante a missão Apollo 11, em 1969.

Em plena Guerra Fria, o programa Apollo foi usado para provar o domínio americano na corrida espacial. Colocar uma bandeira dos Estados Unidos na superfície da Lua em 1969 marcou pontos muitos importantes em relação à União Soviética. O programa Apollo, que tornou possível seis alunissagens bem sucedidas entre 1969 e 1972, começou oito anos antes, em 1961, quando o presidente John F. Kennedy lançou o desafio ao Congresso de levar o homem à Lua ainda naquela década.

Mas a conquista da Lua não foi o único resultado da corrida espacial. Muitos dos avanços tecnológicos que desfrutamos hoje - como a comunicação mundial instantânea, via satélite e o uso de computadores pessoais - foram criados na época durante pesquisas de aprimoramento das missões espaciais.


Como funcionava a espaçonave Apollo 

Visão geral da espaçonave

Na plataforma de lançamento, o conjunto da espaçonave Apollo e o veículo de lançamento Saturno V era impressionante. O conjunto tinha mais de 121,9 metros de altura e, da base ao topo, consistia nas partes que você confere a seguir.

  • Veículo de lançamento, que era o foguete Saturno V de três estágios em todas as missões Apollo tripuladas. A função do Saturno V era lançar a espaçonave Apollo ao espaço.
  • Havia uma estrutura que parecia um cone com a ponta cortada. Era chamada de adaptador do módulo lunar da espaçonave (AML). Protegia o módulo lunar (ML), que não conseguia suportar a pressão de viajar pela atmosfera terrestre a grande velocidade. O ML foi a parte da espaçonave Apollo que pousou na lua.
  • O módulo de serviço (MS) vinha a seguir. Ele continha muitos sistemas importantes da espaçonave Apollo, incluindo tanques de oxigênio, células de combustível, baterias e motores. Quando a espaçonave se separava do estágio final do Saturno V, o MS dava o empuxo necessário para ajustar a trajetória, arfagem, rolagem e guinada da espaçonave (os movimentos em torno dos três eixos da espaçonave).
  • Acima do MS ficava o módulo de comando (MC), onde os astronautas permaneciam durante a maior parte da missão.
  • Finalmente, no topo do MC ficava o sistema de escape do lançamento (SEL). Era uma estrutura em forma de torre que parecia um pequeno foguete no topo de uma treliça. A finalidade do SEL era permitir que os astronautas escapassem rapidamente no caso de alguma falha no lançamento. Nessa situação, o SEL puxaria o MC para longe do veículo de lançamento utilizando três motores de foguete de propulsor sólido.


Em contrapartida, quando a espaçonave Apollo reentrava na atmosfera terrestre e pousava no oceano, tinha apenas 3,35 metros de altura. Isso porque a NASA pretendia que somente o módulo de comando retornasse à Terra - todo o resto seria descartado sobre o oceano Atlântico ou no espaço.

O custo do programa foi estimado em mais de US$ 25 bilhões, o que significa mais de US$ 100 bilhões hoje [fonte: NASA]. A maior parte desse dinheiro foi gasto no projeto, na construção e no aperfeiçoamento dos complexos sistemas e no maquinário necessários para levar homens à lua e trazê-los de volta em segurança. A NASA destinou o resto do orçamento para o treinamento dos astronautas, sistemas de controle de solo e despesas afins. 

Os módulos de comando e serviço

O módulo de comando era o local onde os astronautas passavam quase todo o tempo e era a única seção da espaçonave projetada para retornar intacta à Terra. Com sua blindagem contra aquecimento, tinha cerca de 3,9 m de altura e pesava 5,5 t. Dentro, os astronautas tinham cerca de 6 metros cúbicos de espaço habitável - o resto do espaço interno do veículo era destinado aos painéis de controle e displays. O MC era tripulado por três astronautas. Durante o lançamento, os três homens se sentavam em uma poltrona, que eles dobravam e guardavam quando entravam no espaço.

Os engenheiros construíram o MC utilizando chapas de alumínio para a estrutura interna. Do lado de fora do MC, havia uma blindagem contra aquecimento de aço inoxidável soldado com latão e revestido com resina. Sem a blindagem contra aquecimento, os astronautas não sobreviveriam à reentrada na atmosfera terrestre no fim da missão.

O módulo de serviço era um cilindro de 7,5 m de altura. Tinha 3,9 m de largura e pesava 23.244 kg no lançamento. O MS era dividido internamente em seis seções, que continham um sistema de propulsão, tanques para combustível e material oxidante, tanques de hélio usados para pressurizar o sistema de combustível, células de combustível e tanques de oxigênio e hidrogênio. As células de combustível forneciam a energia para a maioria das necessidades da tripulação durante a missão, mas o MS e o MC também tinham baterias como um suplemento de energia.


Durante a maior parte do vôo da missão, o MC e o MS permaneciam conectados um ao outro. O MC dependia dos sistemas do MS para a maioria de suas operações. Devido a disso, alguns se referem às duas unidades como sendo uma só: o MCS.

A ponta do MCS tinha uma sonda que os astronautas utilizavam para fixar no ML. Logo que o adaptador do módulo lunar da espaçonave se separava do resto do veículo, a espaçonave Apollo soltava o ML de sua base. Usando motores de controle de reação (MCRs), o MCS ajustava seu alinhamento, de modo que o topo do MC ficasse de frente para um dispositivo em forma de funil no ML chamado de âncora. Os astronautas no MCS alinhariam a sonda, de modo que se acoplasse à âncora do ML. Uma vez fixado, 12 presilhas automáticas prendiam o ML ao topo do MC. Em outras palavras, o ML se movia de trás para a frente do MCS. Os astronautas podiam retirar a sonda e a âncora do interior da espaçonave, permitindo à tripulação se deslocar entre os dois módulos.
Para tornar a viagem espacial possível - e segura - o MCS precisava integrar diversos sistemas complexos de apoio. Continue lendo para saber como os astronautas puderam completar sua missão confiando nesses sistemas.

Sistemas e controles

Os sistemas a bordo do MCS tinham uma variedade de funções, incluindo navegação, direção, comunicação, apoio à vida, energia elétrica, controle de água e propulsão.

A seguir você vê uma rápida descrição dos sistemas do MCS.

  • Sistema de energia elétrica (SEE): consistia em células de combustível e baterias e fornecia eletricidade em correntes contínua e alternada. A maior parte dos SEEs estava no MS, mas o MC possuía três baterias.
  • Sistema de direção, navegação e controle (SDNC): a finalidade desse sistema era medir e controlar posição, inclinação e velocidade da espaçonave. O SDNC incluía subsistemas inercial, óptico e de computador. O subsistema inativo usava acelerômetros para medir a velocidade da espaçonave e seus movimentos em torno dos três eixos. O sistema óptico incluía um telescópio, um sextante e um sistema eletrônico que enviava dados ópticos ao computador da espaçonave para fins de navegação. O sistema de computador analisava dados de outros subsistemas e também dos comandos manuais dos astronautas. Em seguida, o computador enviava os comandos ao sistema de propulsão da espaçonave para fazer as correções de curso. O computador também tinha um piloto automático digital que podia controlar a espaçonave durante todas as fases da missão.
  • Sistema de estabilização e controle (SEC): esse sistema incluía controles e indicadores para a tripulação da Apollo poder controlar manualmente a rotação ou a velocidade da espaçonave. O sistema enviava comando ao sistema de propulsão da espaçonave.
  • Sistema de propulsão de serviço: localizado no MS, esse sistema de propulsão incluía quatro tanques de combustível de hidrazina e oxidante tetróxido de nitrogênio. Essas substâncias são hipergólicas, o que significa que entram em combustão espontaneamente quando misturadas. O sistema usava tanques de hélio para pressurizar as linhas de combustível. O motor de foguete do sistema produzia até 10.250 kg de empuxo. A NASA montou o motor em uma suspensão Cardan, que é um suporte que pode girar. Girando o motor na direção certa, a espaçonave podia manobrar para a inclinação e a trajetória corretas.
  • Sistemas de controle de reação (SCR): o SCR era um sistema de motores e tanques de combustível. Era parcialmente utilizado como um sistema redundante, o que significava que podia controlar os movimentos da espaçonave se o sistema de propulsão principal falhasse. O MC e o MS tinham um SCR independente. O MS tinha quatro quádruplos, que eram grupos de quatro motores de foguete. Cada motor podia fornecer 50 kg de empuxo. O MC tinha dois grupos de seis motores cada, com cada motor sendo capaz de fornecer 46,5 kg de empuxo. O SCR do MC também controlava a espaçonave durante a reentrada.
  • Sistema de telecomunicação: fornecia a intercomunicação entre os astronautas no espaço e o pessoal na Terra, bem como entre os próprios astronautas. Incluía radiotransmissores e receptores de banda S e freqüência muito alta (VHF) e um transponder. Os astronautas usavam o equipamento VHF para comunicação de curta distância e o equipamento de banda S para comunicação através do espaço. Quando um corpo grande - por exemplo, a lua - ficava entre a espaçonave e a tripulação em terra, perdia-se a comunicação.
  • Sistema de controle ambiental (SCA): controlava a pressão atmosférica e a temperatura da espaçonave, além de controlar a água. Ele coletava a água das células de combustível da nave (um subproduto útil). O SCA regulava a temperatura no MCS por meio de um sistema de resfriamento de água e glicol. O sistema bombeava a água e o glicol através de serpentinas de resfriamento para diminuir a temperatura do líquido. Em seguida, bombeava o líquido através de tubos para resfriar a atmosfera e os sistemas elétricos do MCS, semelhante a um sistema de resfriamento de líquido de computador.
  • Sistema de pouso na Terra: alojado no MC, esse sistema consistia em vários pára-quedas prontos para disparo. A NASA projetou a espaçonave Apollo com a intenção de um pouso na água na reentrada. Os pára-quedas diminuíam a velocidade de descida da espaçonave, o suficiente para garantir a segurança da tripulação.

O módulo lunar


O módulo lunar (ML) da Apollo foi o primeiro veículo tripulado projetado para operar completamente fora do ambiente da Terra. Ele permaneceu acoplado ao MCS durante a viagem da Apollo na órbita lunar. Já em órbita, dois dos três homens se transferiram do MCS para o ML. Após vedarem o MCS e o ML, os astronautas desacoplaram os dois veículos e o ML iniciou sua jornada para a superfície da lua.

O ML tinha duas seções. A seção superior era o estágio de subida e compreendia o compartimento da tripulação, indicadores e controles de sistema, antenas de banda S e de radar, um sistema de controle de reação (SCR), tanques de combustível, oxidante e oxigênio. A seção inferior era o estágio de descida e armazenava o equipamento que os astronautas usariam na lua. Tinha também um motor de foguete de descida, trem de pouso e tanques de combustível e oxidante. As duas seções desceram até a lua, com a seção de descida controlando o pouso, mas quando os astronautas deixaram a lua, fizeram-no somente com a seção de subida. A seção de descida serviu como plataforma de lançamento e foi deixada para trás.


O ML tinha radar de pouso que transmitia feixes de microondas para a superfície lunar e media as ondas que a superfície refletia na espaçonave. Calculando-se o tempo entre a transmissão e a recepção e medindo as ondas, o computador do ML podia calcular a proximidade do módulo à superfície e fazer os ajustes.

Após pousar na lua, os dois membros da tripulação preparariam primeiro o estágio de subida do ML para a decolagem. Depois, descansariam e se preparariam para os objetivos de sua missão na superfície da lua. Uma vez que tivessem concluído esses objetivos, retornariam ao ML para a volta. A seção superior do ML se separaria do estágio de descida (mais uma vez usando parafusos explosivos). O SCR do estágio de subida fornecia 1.750 kg de empuxo, suficiente para colocá-lo em órbita lunar.

A NASA projetou a antena de radar do estágio de subida para receber transmissões do transponder no MCS. O transponder transmitia informações referentes à posição e à velocidade do MCS. Com essas informações, as duas seções manobraram, para que pudessem se acoplar. Após o acoplamento, a tripulação do ML transferiu todas as amostras de materiais que coletaram na lua. Vedaram, então, os dois veículos e desacoplaram o ML, enviando-o para um curso de colisão com a lua. Instrumentos deixados na superfície da lua mediriam o impacto como parte de um projeto de pesquisa sísmica.


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